No âmbito da requalificação do edifício do antigo Engenho Freguesia, visando transforma-lo no Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, em Candeias, Bahia, foi efetivado um levantamento arqueológico no ano de 2018.
De forma a caracterizar o subsolo nos pontos impactados pelo Projeto e a diagnosticar o potencial arqueológico, foram realizadas sondagens arqueológicas de diagnóstico no interior da casa grande e da fábrica, em ruínas, bem como nas áreas exteriores contiguas. Estas sondagens permitiram a caracterização dos contextos presentes neste local.
Assim, na zona exterior, em que pese a ausência de contextos significativos, foi possível eliminar algumas hipóteses como, por exemplo, a existência de antigos edifícios para moradia de escravizados no entorno dos edifícios, permanecendo a busca por essa localização.
No interior da fábrica foram localizadas canalizações em pedra que dialogam com o sistema de produção hidráulico conhecido para este engenho, bem como pisos antigos em pedra, chão batido e tijolos, remanescentes do período de produção do açúcar.