PROJETOS

Rua Chile

Os trabalhos de monitoramento e resgate arqueológico realizados, entre 2018 e 2019, na Rua Chile, em Salvador, tiveram como objetivo a verificação da existência de vestígios arqueológicos no subsolo da rua, impactado pela abertura de valas para a implantação de eletrodutos para distribuição de energia elétrica e telecomunicações.
Durante o monitoramento foram evidenciadas estruturas arquitetônicas abandonadas ao longo do tempo, ora em virtude do alargamento da rua executado no início do século XX, ora por demolições de imóveis arruinados para erguimento de edifícios modernos na segunda metade do XX. O trilho do antigo bonde elétrico, que percorria o Centro Antigo da cidade, também foi localizado logo abaixo da camada asfáltica contemporânea.
Por sua vez, o resgate arqueológico buscou alcançar maiores profundidades, além do contexto já verificado de pavimentos instalados em reformas urbanas do primeiro quartel do século XIX.
Realizado no trecho mais próximo à Praça Castro Alves, o resgate possibilitou a identificação de uma robusta estrutura em alvenaria de pedra, em local apontado pela historiografia como a face sul da antiga muralha da cidade.